Lista | 8 girlbands para você relembrar

Relembre as Girlbands de maior sucesso mundial

Desde os anos 1950, as Girlbands influenciam gerações de meninas e meninos em todo o mundo. Grupos como The Pointer SistersThe Supremes enfrentaram o cenário musical de sua época com mensagens de empoderamento feminino, e deram a tacada inicial para a formação de um gênero que só iria se popularizar no mainstream nos próximos anos – até o grande “boom” no final da década de 90 e início dos anos 2000.

Abaixo, fizemos uma lista com algumas Girlbands que contribuíram para o cenário pop internacional. Desafiadoras e interessantes, essas mulheres se destacaram em um mundo ainda predominantemente masculino, e provaram que boa música independe de gênero. Então se você ainda não conhece esses grupos, confira nossa lista e prepare as músicas na sua playlist!

1. TLC

Formado no início da década de 1990, o grupo composto por Tionne “T-Boz” WatkinsLisa “Left Eye” Lopes e Rozonda “Chilli” Thomas deu a cara da nova geração de Girlbands. Misturando vários estilos musicais com o R&BPop, Hip Hop, Soul Funk, as meninas lançaram quatro álbuns e venderam mais de 70 milhões de discos mundialmente. Todo esse sucesso resultou em diversos prêmios, como quatro Grammy Awards e cinco MTV Video Music Awards. Porém, após a morte da integrante Lisa Lopes em um acidente automobilístico, o grupo acabou se separando em 2005.

Uma de suas músicas mais notórias, o single “Ain’t 2 Proud 2 Beg” foi lançado em 1992 e foi indicado a melhor música R&B no Grammy Awards. Confira abaixo:

2. Spice Girls

Sem dúvida, o fenômeno musical feminino dos anos 90. O grupo britânico foi formado em 1994 por Emma BuntonGeri Halliwell, Melanie BMelanie C e Victoria Beckham. Logo depois, em 1996, tornou-se um fenômeno com o single Wannabe”, que estourou em 1º lugar em mais de 30 países. Ao longo de sua carreira, as meninas lançaram quatro álbuns, cujo sucesso repercutiu em vários seguimentos – na TV, no teatro e até no cinema, com “Spice World”. Foi das Spice Girls, também, o grande legado do conceito “Girl Power”, amplamente popularizado pela banda.

Abaixo, relembre o single “Wannabe”, vencedor do prêmio MTV Music Video Awards por melhor vídeo de dança:

3. Destiny’s Child

Talvez um dos maiores marcos da música feminina nos anos 2000, o Destiny’s Child foi responsável por lançar Beyoncé ao cenário mundial. O grupo começou a carreira em 1990; mas após algumas brigas, finalmente acabou formado pelo trio Beyoncé KnowlesKelly RowlandMichelle Williams. Depois disso, as meninas lançaram cinco álbuns que venderam milhões de cópias ao redor do mundo, e receberam 14 indicações ao Grammy. Todo o sucesso fez a banda estourar mundialmente, sobretudo através do carisma e da voz potente de suas componentes. O grupo se desfez amigavelmente em 2006, mas seus hits como “Say My Name” e “Survivor” ficaram marcados na história da música.

Abaixo, ouça “Survivor”, música que expressa o tom Girl Power manifestado pelo Destiny’s Child:

4. Pussycat Dolls

Criado pela coreógrafa Robin Antin em Los Angeles, Califórnia, o grupo foi formado por Nicole Scherzinger, Melody Thornton, Jessica Sutta, Kimberly WyattAshley Roberts e Carmit Bachar. Sway”, o primeiro single, gravado em 2004, foi responsável pela notoriedade mundial da banda. Ao longo dos anos, o Pussycat Dolls vendeu mais 54 milhoes de discos e marcou a primeira década dos anos 2000 com os singles “Don’t Cha”, “Jai Ho!”, “Hush Hush” “Buttons”, que você pode conferir abaixo:

5. Rouge

O grupo Rouge foi, sem dúvida, um sucesso nacional. Formado em 2002 por Aline Wirley, Fantine Thó, Karin Hils, Li Martins e Lu Andrademeio no antigo programa de televisão do SBTTalent Show Popstars, as integrantes assinaram um contrato com a gravadora Sony Music e lançaram seu primeiro álbum, “Rouge”, que vendeu mais de 2 milhões de cópias no Brasil. Após esse sucesso, as meninas lançaram mais três álbuns, que resultou em uma série de convites para comerciais, e também para estampar diversos produtos licenciados. O Rouge entrou em hiato em 2006, após terem vendido cerca de 6 milhões de álbuns, para retornarem somente neste ano – ouça sua música de retorno aqui.

Abaixo, reveja o clipe de “Ragatanga”, o maior sucesso da banda:

6. Girls’ Generation

Também conhecido como SNSD, o grupo sul-coreano foi composto originalmente por TaeyeonJessicaSunnyTiffanyHyoyeonYuriSooyoungYoona Seohyun. As meninas estrearam em agosto de 2007 com o single “Into The New World”, do álbum de estreia Girls’ Generation. Com o estilo característico do Electro-Pop, o grupo encantou gerações e ganhou notoriedade como a primeira Girlband de língua não inglesa com fama internacional.

Abaixo, ouça “Holiday”, um de seus grande sucessos:

7. Fifth Harmony

O Fifth Harmony foi formado por Ally BrookeNormani KordeiLauren JaureguiDinah Jane e Camila Cabello na segunda temporada do reality show The X Factor USA, em 2012. Após o término do programa, as meninas já lançaram quatro álbuns e fizeram sete turnês mundiais, conquistando milhões de fãs no mundo inteiro. Em 2016, a cantora Camila Cabello deixou a banda para se dedicar à carreira solo; e neste ano, o grupo entrou em hiato por tempo indeterminado – saiba mais.

Abaixo, assista ao clipe de “Work from Home”, um dos maiores sucessos do Fifth Harmony:

8. Little Mix

Formado em 2011, durante a oitava temporada do The X Factor britânico, o Little Mix foi composto por Jade ThirlwallJesy Nelson, Leigh-Anne Pinnock e Perrie Edwards. Seu álbum de estreia, DNA, lançado em 2012, foi um grande sucesso mundial e alcançou o topo das paradas nos cinco continentes. Com mais de 45 milhoes de singles vendidos, a banda é uma das Girlbands mais bem sucedidas da história. Em março de 2018, o grupo revelou que começou a trabalhar no quinto álbum de estúdio, que está previsto para estrear ainda neste ano.

Abaixo, assista ao clipe de “Reggaeton Lento”, música em parceria com CNCO:

VEJA TAMBÉM

Comente Aqui!