Dicas | O exercício da criatividade na Netflix

O serviço de streaming possui diversos títulos que podem aguçar sua criatividade artística

Nem só de drama, ação ou aventura vive a Netflix. O serviço de streaming está carregado de conteúdos diversos, que abrangem uma das maiores cartelas de assuntos do mercado. E embora os filmes e séries sejam o carro chefe da empresa, ainda é possível encontrar outros conteúdos de valor no catálogo.

Para você que gosta do universo criativo – seja na arquitetura, no design ou nas artes em geral –, a Netflix possui ótimos títulos, que podem fazer com que você troque um dia de maratona do seu herói favorito por algum episódio que explore processos criativos. É a forma perfeita de aliar entretenimento ao conhecimento! Então, prepare-se: sua mente irá explodir de ideias depois dessas dicas!

Confira nossa lista abaixo:

1. ABSTRACT

O documentário original da Netflix ganhou destaque entre estudantes e amantes do universo criativo. Cada episódio foca em um profissional e aborda todo o processo de criação de algumas áreas das Artes: arquitetura, design de produto, cenografia, design gráfico, ilustração, design de interiores, design automobilístico e fotografia. Nomes como Paula Scher, renomada designer americana; Tinker Hatfield, o designer de tênis na Nike; e Es Devlin, cenógrafa de artistas como Beyoncé e Adele; nos inspiram com seus pensamentos e métodos nos quase quarenta minutos de cada episódio. E o melhor: você não precisa ser necessariamente da área para perceber que é possível ser tão brilhante quanto os mestres apresentados na série. “Abstract” é uma ótima oportunidade para se sentir ainda mais inspirado a criar – independentemente da sua área de atuação.

Você pode conferir o trailer da série aqui:

2. O MUNDO SEGUNDO OS BRASILEIROS

Anteriormente chamado de “Classe Turista”, este programa é uma produção brasileira da rede de TV “Bandeirantes”. Dividido em episódios curtos, o seriado tem um formato similar ao de um reality show, onde vários brasileiros que moram no exterior têm a oportunidade de apresentar suas respectivas cidades. A série não só leva o espectador para os roteiros turísticos mais famosos nas cidades ao redor do mundo, mas também apresenta lugares incríveis pouco vistos nos catálogos das agências de viagem. “O Mundo Segundo os Brasileiros” é uma ótima pedida para quem quer sair do Brasil sem sair de casa – e de quebra ter uma aula de geografia bem descontraída. Embora a série já esteja caminhando para a sua oitava edição, só há uma temporada no catálogo da Netflix.

3. GRAND DESIGNERS

Para aqueles apaixonados em arquitetura e design de interiores, aqui vai uma série para maratonar e anotar cada referência para seus futuros projetos. “Grand Designers” é uma produção americana que, na Netflix, já conta com dezesseis episódios, apresentados pelo designer britânico Kevin McCloud. A cada episódio, o desafio é propor um projeto inovador e relevante para a arquitetura. McCloud se encontra com os proprietários dos terrenos e os criadores dos projetos, e então acompanha de perto o desenvolvimento da edificação, detalhando cada material e cada processo construtivo, até finalmente chegar ao momento da entrega da chave. O objetivo da série é apresentar ao público esses “novos designers”, que embora não tão famosos ou badalados, são capazes de criar algo totalmente novo e original.

4. MAD MEN

“Mad Men” é uma produção americana do canal pago AMC e conta com nomes como Jon Hamm, Elisabeth Moss e John Slattery. Longe do formato de documentário ou de um reality show, aqui a trama se passa na década de 1960 e é focada no personagem de Hamm, que vive o excêntrico Don Drapper – um diretor de criação da agência de publicidade Sterling Cooper, em Nova York. Mesmo não sendo sobre publicidade, a série mostra como era o trabalho criativo na época, além de abordar assuntos que fizeram parte de seu período histórico, como a competição entre homens e mulheres. Os personagens trabalham a área criativa como arma, e fazem da publicidade a arte da persuasão, vendendo suas vidas pessoais em troca do aclamado sucesso profissional. Ganhadora de diversos prêmios, como o Globo de Ouro, “Mad Men é um sucesso de crítica e público, disponível na Netflix para você poder passar suas tardes na Nova York e na publicidade dos anos sessenta.

5. CHEFS TABLE

Gastronomia é arte! É assim que “Chefs Table” trata o tema nesta produção original da Netflix. Indicada ao Emmy, a série é como uma adaptação de sua colega “Abstract”, com a diferença de que aqui se foca apenas no universo da gastronomia. Em “Chefs Table”, acompanhamos a produção e o processo de criação dos grandes chefs do mundo, desde a idealização do prato até a composição da mesa. Já em sua terceira temporada, a série roda os quatro cantos do planeta, e coloca à mesa o verdadeiro significado da palavra “criatividade”. Com os chefs Jeong Kwan (Coreia do Sul), Tim Raue (Alemanha), Ivan Orkin (Nova York), Vladimir Mukhin (Rússia), Nancy Silverton (Califórnia) e Virgilio Martinez (Peru), “Chefs Table” tem tudo para te fazer querer se aventurar em frente ao fogão.

Abaixo você pode conferir o trailer da 3ª temporada:

VEJA TAMBÉM:

Comente Aqui!