Dicas | Livros para quem ama “O Senhor dos Anéis”

Fizemos uma lista com três livros que todo fã de Tolkien deveria ler

Cena do filme

Em mais um texto da nossa série com indicações de leitura para as Sagas Mais Amadas, o assunto de hoje será O Senhor dos Anéis. Com mais de 150 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo, a obra de J. R. R. Tolkien marcou a literatura fantástica, gerou uma das trilogias de maior sucesso do cinema e ainda será adaptada para a TV pela Amazon (saiba mais aqui).

É de se esperar que “O Hobbit”, também de Tolkien, estivesse nesta lista. Afinal, o livro também é ambientado no mesmo universo de “O Senhor dos Anéis”, marcado por tudo que nós mais amamos nas obras de fantasia. Porém, como a obra é um prelúdio da saga de Frodo Bolseiro, resolvemos deixá-la como uma menção honrosa – e põe honrosa nisso! – para abrir mais um espaço na nossa lista de indicações.

Confira nossas sugestões abaixo:

1. Lerulian

O livro do brasileiro Dan Albuk tem tudo a ver com “O Senhor dos Anéis”: sua história é baseada em um universo inspirado na Terra, repleto de criaturas fantásticas e mitologias complexas. “Lerulian” retrata a aventura de Vaan Sorg, um aprendiz de ferreiro que tem muito mais talento para utilizar espadas que para fazê-las. A história começa quando ele é enviado pelo Rei Ulgl Aisen em uma missão particular, e durante seu caminho recebe um misterioso pacote que não deve ser aberto. Assim como Frodo e seu Anel, Vaan Sorg também precisa carregar um objeto de extremo poder e importância, completando sua “jornada do herói” até um terrível destino final. Além disso, Albuk revela muitos mistérios aos poucos e constrói uma intrigante trama de guerra por poder, incrementada por histórias de vingança e uma boa dose de magia. “Lerulian”, porém, se distancia de “O Senhor dos Anéis” no ritmo: ao contrário de Tolkien, que coloca alguns “respiros” em suas obras para enriquecer seu universo, Dan Albuk simplesmente não para em sua ação. Atualmente, somente o primeiro volume da série está disponível, mas o segundo livro deve ser lançado em breve.

2. As Crônicas de Artur

O Senhor dos Anéis” é marcado pela jornada de Frodo – repleta de magia e misticismo em universo totalmente novo – e também pela guerra contra Sauron e as forças do mal. Embora não abranja todos esses requisitos, a saga “As Crônicas de Artur” também é cheia de elementos fantásticos em torno da história do Rei Artur, da poderosa Excalibur e do mago Merlin. A versão de Bernard Cornwell, porém, apresenta uma leitura um pouco mais madura, pontuada por intrigas e batalhas incríveis que apenas o autor é capaz de narrar. A trilogia – que abrange a ascensão de Artur, seu governo e suas maiores conquistas e dificuldades – também se aproxima de “O Senhor dos Anéis” na construção de seu herói: assim como Frodo, Artur é uma pessoa com qualidades e defeitos, obstinado, que pode passar de altruísta para egoísta, pacifista para manipulador, dependendo da situação. Cativante e de tirar o fôlego, a trilogia de “As Crônicas de Artur” é uma boa pedida para quem gosta de “O Senhor dos Anéis” e, é claro, da história do lendário rei saxão.

3. O Silmarillion

A terceira indicação também é assinada por J. R. R. Tolkien. “O Silmarillion”, assim como “O Hobbit”, funciona como um prelúdio para “O Senhor dos Anéis”. A obra é uma série de contos que nos levam desde a Criação do mundo até as guerras de poder entre os “primeiros filhos” (os elfos) e os “caçulas” (humanos). Aqui, Tolkien descreve os eventos que moldaram a Terra Média e que, por fim, desencadearam o início da Terceira Era (com a forja dos Anéis do Poder e a dominação de Sauron, momento retratado na trilogia de “O Senhor dos Anéis”). O foco maior, porém, é nos Silmarils, pedras mágicas criadas a partir das árvores de Valinor (a terra dos deuses), que provocaram um rastro de morte gerado pela cobiça entre os Filhos e as criaturas das trevas. Com uma riqueza de detalhes singular às obras de Tolkien, além de narrar as origens de personagens importantes de “O Senhor dos Anéis”, “O Silmarillion” é uma leitura obrigatória para qualquer fã da saga de Frodo Bolseiro.

Veja também os outros textos da série “As 6 Sagas Mais Amadas”: 

Saiba mais sobre “O Senhor dos Anéis”

 

Comente Aqui!