Dicas | Como se tornar um leitor

Confira cinco dicas para ler mais e melhor

Convenhamos, ler um livro não é uma tarefa fácil. Vivemos em um mundo cada vez mais corrido; e depois da popularização dos Smartphones, nossos dias pareceram encurtar pela metade (valeu, Steve Jobs!). Com tanta coisa para fazer – entre trabalho e estudos, atualizar séries, cuidar da vida social, e por aí vai –, como achar tempo para ler um livro? E será que vale mesmo a pena?

Aqui vai uma dica: ler também é uma forma de lazer. E uma das boas! Se no cinema a história é lançada visualmente na sua cara, na Literatura, o criador é você. O livro funciona como uma espécie de indutor: ele te dá o básico, você imagina o resto. Uma verdadeira academia para o cérebro.

Mas se tornar um leitor pode não ser tão simples, e por isso muitos acabam desistindo na primeira página. Se você é um desses, confira abaixo algumas dicas que podem te fazer encontrar o livro certo – e ter tempo para lê-lo.

1. Conheça seu Gosto

Todo mundo já ouviu alguém falar “você precisa ler esse livro”, ou “como assim você nunca leu Guerra dos Tronos?”, mas a verdade é que o que funciona para uns pode não funcionar para você. E esse é o primeiro passo para uma boa experiência com a leitura: escolher o livro certo para você. A dica é descobrir que gênero você curte. Pense em cinema: você prefere um drama, como “12 Anos de Escravidão”, ou uma comédia como “Se Beber, Não Case”? Curte um romance, algo do tipo “Orgulho e Preconceito”, ou prefere aventuras mais fantasiosas, como “Os Piratas do Caribe”?

2. Comece pelo Melhor

Depois de descobrir seu gênero preferido, você precisa escolher um autor. E embora os clássicos costumem chamar a atenção, a sugestão é começar pelos livros mais atuais. Nada de Machado de Assis, pelo menos por enquanto! Converse com leitores frequentes, procure indicações, acompanhe nossas matérias da Casa27 (veja nossa matéria sobre As 6 Sagas Mais Amadas e dos Livros para Começar a Ler). A lista de bestsellers do The New York Times também oferece boas sugestões sobre os autores mais lidos. Quando encontrar o autor, descubra seu livro mais aclamado – e comece por ele.

3. Não Compre Antes de Ter Certeza

Uma tradição editorial diz que são nas primeiras 5 páginas que um livro é aceito ou rejeitado para a publicação. Então, antes de levar o livro ao caixa da loja, faça um teste: leia a primeira página, ali mesmo, em pé diante da estante. Só passe à segunda se você for impelido pela escrita, e assim sucessivamente. Lá pela quarta ou quinta página você já vai ter uma boa noção se aquele estilo de escrita é o ideal para você.

4. Ache seu Tempo

Este talvez seja o maior desafio. Arranjar um “tempo livre” parece impossível hoje em dia, mas algumas pesquisas indicam que não é bem assim. Na verdade, um dado do Ibope de 2016 mostra que os paulistanos, por exemplo, gastam mais de 3 horas por dia em transportes públicos. No Rio de Janeiro ou em Salvador, perdem-se mais de 95 horas por ano em engarrafamentos. Se você mora em alguma capital, então sabe do que estamos falando. Uma dica para quem não tem tempo, portanto, é transformar essas “horas perdidas” em “horas de leitura”. O tempo vai passar mais rápido – e você ainda vai se divertir enquanto espera!

5. Se Divirta!

O mais importante de tudo é se divertir! Seguindo nossas dicas ou não, o que vale no final das contas é a sua experiência. Não se engesse. Procure bastante, “take your time”. Se não acertar no primeiro livro… Bom, paciência! Há muitos outros na livraria. Encontre o que foi escrito para você, e boa leitura!

VEJA TAMBÉM:

Comente Aqui!