Dica | Qual deve ser seu primeiro livro?

Confira a lista com cinco livros que podem fazer você começar a ler e não parar mais!

É comum ouvir pessoas dizendo que você precisa ler mais, ou ter professores passando um livro para você “exercitar a leitura”, mas ambos se esquecendo de perguntar o que você quer! Há uma vitrine de obras esperando para ser desbravada e não existe “pessoa errada para ler”: basta achar o início certo para sua jornada.

Depois de dar uma olhada nas 5 dicas para se tornar um leitor, você vai encontrar nas sugestões de hoje, de romance à aventura, passando por mistérios e fantasia, uma lista de livros para você que ainda não sabe por onde começar a ler!

Confira nossa lista abaixo:

1. A Escolha – Nicholas Sparks

_77A1183.CR2

Nicholas Sparks já emplacou dezenas de livros nas listas de mais vendidos, e muitos deles até foram parar nas telonas do cinema. A Escolha é um destes sucessos e com certeza irá ajudar o seu lado leitor a crescer. O livro conta a história de dois vizinhos que, unidos pelo acaso, acabam não se dão muito bem no início, até que uma situação os aproxima e um sentimento começa a surgir. Enquanto desenvolve os dois personagens, o autor vai abordando temas como casamento e família, sem deixar nada a desejar. É inegável que a narrativa agradará aqueles que gostam de um bom romance e surpreenderá até os que odeiam um clichê. O livro gerou um filme homônimo de 2016, com Teresa PalmerBenjamin Walker (ambos em destaque na foto) nos papéis principais.

2. Conte-me Seus Sonhos – Sidney Sheldon

Talvez você ainda não saiba, mas Sidney Sheldon (em destaque na foto) é um clássico. É impressionante a capacidade do autor em transformar uma ideia simples em uma trama cheia de mistérios e reviravoltas. Com uma linguagem fácil, mesmo com termos mais técnicos, Conte-me Seus Sonhos é uma pedida perfeita para quem quer alimentar à vontade de ler; na verdade, tome cuidado para não querer parar. O livro apresenta três personagens – Ashley, Toni e Alete –, ambas suspeitas de cometer uma série de assassinatos brutais. Quando Ashley acaba sendo presa por uma prova aparentemente definitiva, seu advogado de defesa – obstinado a desvendar o mistério – utiliza de tecnicalidades legais e médicas para provar a inocência de sua cliente. Acredite, o final irá te surpreender!

3. Fortaleza Digital – Dan Brown

Fortaleza Digital, por ser menos badalado que seus irmãos Código da Vinci, Anjos e Demônios e Inferno, será uma história totalmente nova, com personagens novos, principalmente para aqueles que assistiram as versões cinematográficas dessas outras obras de Dan Brown (destacado na foto). Menos badalado, porém não menos intrigante, Fortaleza Digital é um techno-thriller extremamente atual que conduz o leitor para dentro da Agência Secreta Nacional dos EUA, onde existe uma mensagem encriptada, indecifrável até então, que pode abalar a segurança e a paz da nação. A protagonista Susan Fletcher se embrenha em uma rede de mentiras e passa pelas mais diversas situações para que o serviço secreto deixe de ser refém do misterioso código – o que faz o leitor indagar sobre o limite entre a liberdade pessoal e a segurança nacional, patriotismo e as novas abordagens sobre a fronteira entre o certo e o errado.

4. A Resposta – Kathryn Stockett

O quarto livro da lista trata-se de uma ficção mais voltada para o público que se interessa por abordagens históricas e por assuntos mais polêmicos. A Resposta se passa na Mississippi de 1962, durante uma época de intensa segregação racial e de gênero. É nesse contexto que vivem Skeeter, uma jovem branca que contraria a mãe ao querer ser jornalista, e Minny e Aibileen, empregadas domésticas negras. A trama é sobre o polêmico livro que Skeeter começa a escrever: a visão das empregadas sobre a sociedade em que vivem. Por esse motivo, as três personagens passam a se encontrar e a contar histórias que vivenciaram ou presenciaram, relatando com riquezas de detalhes o drama da vida de uma mulher negra da época. A prosa contém muito mais do que racismo: fala também da violência doméstica e de gênero, e aborda o crescimento da própria Skeeter, ao desbravar os primeiros movimentos da resistência negra nos EUA. O livro contou uma adaptação aos cinemas com o filme Histórias Cruzadas (The Help, 2011), que teve Emma Stone (em destaque) no papel principal.

5. Os Sete – André Vianco

Para quem gosta de fantasia, começar a ler Os Sete, do brasileiro André Vianco (em destaque na foto), pode ser uma ótima opção. Esse livro é o primeiro de uma série, então esteja preparado: você vai querer ler todos! A história se passa no Brasil e começa com a descoberta de um navio português naufragado, feita por dois amigos, César e Tiago. Porém, sete dos corpos encontrados nesse navio voltam a vida, em uma miraculosa regeneração após terem contato com sangue humano. Explicação? São vampiros! Sim, esta lista não podia ficar sem vampiros. A trama aborda alguns dilemas de Inverno (o primeiro vampiro a ser acordado), que ao mesmo tempo em que procura aquela que o despertou e ajuda seus irmãos, precisa esconder o corpo de Sétimo – aquele que nunca deve ser acordado. A forma como Vianco conduz a história, criando camadas a partir da adaptação dos vampiros à realidade do mundo após 500 anos, acaba humanizando seus personagens e tornando-os empáticos ao leitor. O livro também destaca aspectos como honra e amizade, e o mais interessante: nada banal que ofusque a uma digna história de vampiros!

VEJA TAMBÉM:

Comente Aqui!